Saúde e DDHH
14/10/2014
PROFISSIONAIS DE EDUCAÇÃO REALIZAM ATO EM DEFESA DA EDUCAÇÃO PÚBLICA NESSA QUARTA


Nesta quarta-feira, dia 15, às 17h, o Sepe realizará ato em defesa da educação pública e em homenagem ao dia do professor, na Cinelândia. O ato também é um protesto contra a perseguição aos profissionais da educação que realizaram a greve unificada este ano e que vêm sofrendo retaliação da Secretaria de Estado de Educação (Seeduc) e também da Secretaria Municipal de Educação do Rio, com a perda de suas escolas de origem, descontos indevidos nos salários etc.

O mote do ato será: “Educação não é mercadoria - lutar não é crime” e terá a participação da “Festa Marcangalha” e da bateria “Comuna que pariu”.

Pauta de reivindicações

O Sepe vai apresentar aos candidatos ao governado do estado, Luiz Fernando Pezão e Marcelo Crivella, a pauta de reivindicações dos profissionais das escolas estaduais, que foi discutida e aprovada em assembleias gerais dos professores e funcionários administrativos (merendeiras, porteiros e inspetores) e confirmada no Congresso do Sepe, realizado em março, com a presença de 1300 delegados, e traz reivindicações históricas, tais como o fim da meritocracia, a contratação de professores por concurso público e eleições diretas para a direção das escolas.

Alguns itens da pauta:

- Piso salarial de cinco salários mínimos para professor e 3,5 salários mínimos para funcionário administrativo;

- Extinção das políticas meritocráticas da SEEDUCabono não é salário!

- Reposição das perdas salariais dos últimos 12 anos;

- Cumprimento do 1/3 do planejamento extraclasse para os professores de 16 e 40 horas;

- Volta da matriz curricular de 30 tempos para o ensino fundamental;

- Redução do quantitativo de alunos por sala de aula.

 


Sindicato Estadual dos Profissionais de Educação do RJ
Endereço: Rua Evaristo da Veiga, 55 - 8º andar - Centro - Rio de Janeiro/RJ
Telefone: (21) 2195-0450