Saúde e DDHH
10/09/2013
Nota do Coletivo de Animação Cultural da rede estadual

Ontem o Coletivo de Animação Cultural do Estado do Rio de Janeiro do SEPE, foi pego de surpresa com a noticia que o vice-governador Pezão, junto com  o  presidente da ALERJ, deputado Paulo Melo, recebeu um grupo de animadores culturais no palácio Guanabara. Essa reunião foi para atender  pauta que tinha sido atendida nas negociações que o SEPE vinha fazendo junto a Secretaria de Estado de Educação na greve da rede (ver o D.O. do dia 26 de agosto de 2013). Queremos relembrar que os 8% de aumentobem como o auxilio transporte, tinha sido acordado no mês de maio e não tinha sido cumprido pelo governo.


Não aceitamos que esse governo venha a público, dizer que está sendo muito generoso com essa categoria sobre o pagamento do INSS. Lembramos que esse dinheiro foi recolhido pelo governo e não foi repassado para a previdência, durante 11 anos. Muitos morreram sem deixar sequer uma pensão alimentícia para seus filhos, pois a INSS não concede o benefício a esses profissionais, pelo fato da apropriação indébita, que o governo do estado praticou durante anos. Além dos que estão na ativa hoje, que o governo diz que está pagando a 2 anos e nunca termina, queremos o pagamento do beneficio para os familiares  dos que morreram, pois esses  governo esquece que também recolheu e não pagou.


O que o governo do estado está tentando fazer é dividir o movimento de greve da rede estadual e para tal está usando a animação cultural. Lastimamos que alguns animadores tenham caído nessa armadilha. Lembramos que o ponto principal para essa categoria é a efetivação desses profissionais que trabalham 20 anos nas escolas do estado. Esses profissionais  vivem um drama que é  a falta de sua regulamentação, apesar de uma PEC aprovada na ALERJ no ano de 2010.


Lastimamos que com essa manobra o governo tenta requentar uma pauta cumprida e jogue essa categoria contra o conjunto dos demais profissionais da educação que estão em greve 30 dias. O Coletivo de Animação Cultural faz parte da rede estadual e como os demais setores deste sindicato se encontra na greve na luta.


Coletivo de Animação Cultural do SEPE

Sindicato Estadual dos Profissionais de Educação do RJ
Endereço: Rua Evaristo da Veiga, 55 - 8º andar - Centro - Rio de Janeiro/RJ
Telefone: (21) 2195-0450