Página Inicial História Estrutura Jurídico Sindicalização Estatuto
Ouvidoria EAD
Saúde e DDHH
Fale com o Sepe
05/11/2020
SEPE CONVOCA GREVE DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO MUNICIPAL RJ CONTRA DETERMINAÇÃO DA SME RJ DE RETOMADA DE AULAS PRESENCIAIS

O Sepe convocou assembleia on-line dos profissionais da educação da rede municipal do Rio de Janeiro para essa terça-feira (10/11), às 9h, para mobilizar os professores e funcionários da rede municipal de ensino na Greve Pela Vida contra a reabertura das escolas. A assembleia visa mobilizar e reforçar a greve da categoria contra a determinação da Secretaria Municipal de Educação RJ (SME RJ), cumprindo ordens do prefeito, de iniciar terça-feira (10/11) as atividades presenciais nas escolas, com a retomada das aulas presenciais a partir de 17/11.

Os profissionais de educação são contra a reabertura das Unidades Escolares agora, em plena pandemia. Os profissionais da rede municipal, em assembleia on-line dia 30 de julho, já tinham decidido não retornar às atividades presenciais enquanto a pandemia não estiver controlada. Essa decisão foi reafirmada na assembleia on-line de 17/10.

Vários países da Europa estão enfrentando a 2ª onda da pandemia, com a multiplicação do número de casos e da procura por leitos hospitalares, o que vem provocando, novamente, a volta da restrição na circulação das pessoas.

O município do Rio ainda sofre com a primeira onda da Covid e não pode relaxar neste momento. Somente na capital, até agora, mais de 12 mil pessoas morreram por covid.

O prefeito, para reabrir escolas e flexibilizar outras atividades, se baseia na tese de que a população carioca já teria formado uma dita “imunização de rebanho” contra a doença, opinião que não é correspondida pela quase totalidade da comunidade científica e sanitária.

As autoridades têm o dever de assegurar a segurança da saúde da população, não permitindo o aumento da circulação nas ruas representado pela volta dos alunos às escolas. Se não o fizerem, como no caso do prefeito do Rio, os profissionais de educação irão lutar pelo direito à vida; a categoria pede, também, o apoio da comunidade escolar, pois a luta pela saúde é um direito de todos.

Com isso, o Sepe convoca os profissionais de educação da rede municipal a participarem da assembleia on-line dia 10/11, às 9h, para organizar a Greve pela Vida.
 

Sindicato Estadual dos Profissionais de Educação do RJ
Endereço: Rua Evaristo da Veiga, 55 - 8º andar - Centro - Rio de Janeiro/RJ
Telefone: (21) 2195-0450