Saúde e DDHH
19/08/2019
Profissionais da educação de São João de Meriti protestam na prefeitura contra salários atrasados

Nesta terça-feira (19), a rede municipal de educação pública de São João de Meriti realizou ato na porta da prefeitura para exigir seus direitos e o pagamento dos salários atrasados – o 10º dia útil, data limite oficial para o pagamento, venceu dia 14 de agosto e o salário de julho da educação não foi pago até hoje. Os aposentados vivem uma situação ainda pior, com 7 meses de salários atrasados (abril, maio, outubro, novembro e dezembro de 2018; e junho e julho de 2019). Os servidores ativos de outros setores também estão com os salários atrasados de julho.

Os profissionais da educação, indignados, fecharam a rua em frente à sede da prefeitura. O prefeito dr João (PP) não estava e uma comissão formada pela diretoria do Sepe Meriti, militantes e pais de alunos foi recebida pelo secretário de Educação Bruno Correia. Foi cobrado um calendário de pagamento; o respeito à Lei Orgânica e pagamento dos atrasados já. O secretário informou que o pagamento sairia nesta terça (19) ou amanhã (20). Explicou que o Fundeb vem em 3 parcelas, o que impede que o pagamento de toda a folha seja realizado no 10º dia útil.

O Sepe argumentou que a prefeitura precisa fazer um planejamento e que esses valores são referentes ao mês passado; portanto, não há razão para atrasar o pagamento. O sindicato também cobrou, mais uma vez, a realização de uma audiência com o prefeito e com a Secretaria de Fazenda para tratar da situação. O secretário comprometeu-se em intermediar uma audiência com aqueles setores e dará retorno ainda essa semana. Após a audiência, foi instalada uma assembleia extraordinária da categoria e aprovadas as seguintes deliberações: 

1 - Sem salário não tem como trabalhar! Nesta terça, a categoria não irá às escolas.

2 - Se o pagamento não sair, a categoria não participará do desfile cívico de 7 de setembro.

3- Será marcada uma nova assembleia para a próxima semana. Após fecharmos a data, avisaremos a categoria através da página e dos grupos de mobilização.

4 – Ocorrerá um novo ato na quinta-feira, dia 22 – mais detalhes em breve na página do Sepe Meriti no facebook: https://www.facebook.com/sepesjm/

Sindicato Estadual dos Profissionais de Educação do RJ
Endereço: Rua Evaristo da Veiga, 55 - 8º andar - Centro - Rio de Janeiro/RJ
Telefone: (21) 2195-0450