Saúde e DDHH
02/04/2018
NOTA DO SEPE-NITERÓI À IMPRENSA

Sobre o desmonte da Educação Inclusiva da Rede Municipal de Niterói promovido pelo Governo Rodrigo Neves e em defesa da educação pública de qualidade social para tod@s!

 

A Rede Municipal de Niterói vive um momento muito difícil em suas condições de trabalho (dos Profissionais) e estudos (dos nossos alunos), escondido pela propaganda ilusória do Governo de Rodrigo Neves. CRESCE A FALTA DE PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO para que se dê conta de uma educação de qualidade para as nossas crianças.
              O Governo se recusa a convocar todos os concursados que é preciso, o que está gerando falta de pessoal e diversos prejuízos para o cotidiano das Escolas e UMEI's. A EDUCAÇÃO INCLUSIVA é a área mais prejudicada: faltam Professores de Apoio para a demanda de alunos com deficiências. Para dar conta da demanda sem convocar mais Professores de Apoio concursados, a FME está "enturmando" muitos alunos com deficiências com um único Professor, prejudicando a inclusão de verdade, colocando as crianças em risco, prejudicando a aprendizagem, sobrecarregando os profissionais da educação.
                Outra medida é retirar Professores das Salas de Recursos para trabalharem como Professores de Apoio em salas de aula, prejudicando gravemente o funcionamento ideal da Sala de Recursos. Há estudantes com deficiências constantemente fora de sala de aula! A inclusão verdadeira não acontece sem Professores de Apoio e sem Salas de Recursos funcionando devidamente, assim as Escolas e as UMEIs tornam-se meros depósitos de crianças

               O GOVERNO MENTE! Não é verdadeira a nota à imprensa do Governo que fala que "a Rede possuiu 500 professores de apoio": hoje são menos de 350. Também não é verdade que temos uma "média de um Professor de Apoio para três estudantes com deficiências", pois cada vez mais as escolas e UMEI's têm que juntar 3, 4, 5, 6, 7 estudantes com deficiências para um único Professor de Apoio, com sensível queda na qualidade da inclusão. E ainda há muitos estudantes com deficiências sem apoio adequado.
               E enfim, vamos à luta para reverter o desmonte da Educação Inclusiva, em defesa da educação pública de qualidade social para tod@s. Manifestação na próxima quarta-feira, 04 de abril, a partir das 9h, concentração na Câmara dos Vereadores de Niterói, passeata até a Prefeitura, no Centro de Niterói.

Sindicato Estadual dos Profissionais de Educação do RJ
Endereço: Rua Evaristo da Veiga, 55 - 8º andar - Centro - Rio de Janeiro/RJ
Telefone: (21) 2195-0450