Saúde e DDHH
18/12/2017
Crivela muda o calendário de pagamentos dos servidores

O prefeito Marcelo Crivella publicou no Diário Oficial do Município de hoje (dia 18/12) um decreto que altera as datas de pagamento dos servidores municipais.

De acordo com o texto do prefeito, os depósitos deixarão de ser feitos até o segundo dia útil do mês seguinte ao trabalho. O pagamento de dezembro de 2017 só será depositado no 7º dia útil de janeiro do ano que vem, enquanto os demais meses até junho serão depositados até o 5º dia útil.

Trata-se da mesma cantilena do governo do estado, que em março de 2016 publicou decreto idêntico e botou a culpa do atraso no pagamento na crise econômica - esta é a verdade: trata-se de um atraso no pagamento dos salários, já que os salários de novembro foram pagos no dia 4 de dezembro (2º dia util) e os salários de dezembro, pelo novo decreto, serão pagos somente no dia 9 de janeiro. 

A lei determina que os servidores tem até o 5° dia útil para receber o pagamento de seus salários, pelo trabalho já realizado, mas o prefeito Crivella mudou a lei por decreto, passando para o 10° dia útil do mês. Isso só reflete o descaso do governo, pois decreto não é maior que lei.

Os servidores municipais não pagarão por essa crise. 

O decreto aumenta a preocupação do funcionalismo quanto a ocorrência de atrasos no próximo ano, já que a prefeitura alega problemas de caixa e tenta aprovar uma lei de aumento do IPTU na Câmara de Vereadores. Neste ano, Crivella já não concedeu o reajuste anual determinado por lei e enfrenta uma série de problemas de gestão. Na área da saúde, o desabastecimento de postos de saúde e hospitais tem levado a população carioca a sofrer para receber atendimento médico e atenção primária. As escolas da rede  municipal também enfrentam problemas de manutenção e para comprar materiais e equipamentos.

Além do mais, essa semana o prefeito tenta aprovar na Câmara de Vereadores a taxação de uma parcela de aposentados servidores e o fim da isonomia salarial desse segmento com os servidores da ativa.

Fiquem atentos á convocação do Sepe! A vigília na Câmara para barrar essa taxação começa nessa terça, dia 19, a partir das 13h. Lá também pressionaremos os vereadores a não aceitarem esse decreto do atraso salarial que pune os servidores e ameaça a população com mais cortes de serviços.

Veja ao lado a tabela de pagamentos publicada no DO de hoje, já com as alterações do decreto do prefeito.

Veja abaixo link da matéria publica na edição eletrônica do Jornal Extra de hoje (dia 18):

https://extra.globo.com/emprego/servidores-publicos/crivella-muda-calendario-de-pagamentos-dos-servidores-do-1-semestre-de-2018-22204900.html

Sindicato Estadual dos Profissionais de Educação do RJ
Endereço: Rua Evaristo da Veiga, 55 - 8º andar - Centro - Rio de Janeiro/RJ
Telefone: (21) 2195-0450